Aglomerações no carnaval

Garopaba, Florianópolis e São José são alguns lugares que tiveram irregularidades. Estado tem 12 de 16 regiões em risco gravíssimo para a Covid-19.

Casa noturna registra aglomeração em Palhoça

Cidades catarinenses registraram festas clandestinas e aglomerações neste fim de semana de carnaval, apesar da pandemia da Covid-19. Cidades da Grande Florianópolis e do Sul do estado tiveram essas irregularidades. A região da capital está em risco gravíssimo para a Covid-19 e o Sul, em grave.
Pelas regras do estado, casas noturnas não podem abrir em regiões classificadas no mapa do governo como em risco gravíssimo para a doença. Além disso, o uso de máscara é obrigatório em todos os espaços públicos ou privados, com exceção dos domicílios.

Florianópolis
Na capital, a Vigilância Sanitária informou que três locais foram interditados no sábado pela equipe de fiscalização do órgão. Os espaços estavam promovendo festas.

Aglomeração em frente a bares em rua do Centro de Florianópolis na noite de sábado — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Os estabelecimentos são no Norte da Ilha. Outro espaço também na região foi advertido por não cumprir normas. O local serve alimentos e por isso estava permitido o funcionamento, porém a equipe de Vigilância constatou descumprimento de normas como a de distanciamento social e uso correto de máscaras.
Todos serão investigados e as muitas podem chegar a até R$ 500 mil.
Já no Centro da cidade, a Polícia Militar dispersou cerca de 300 pessoas estavam na rua em frente a bares. Elas estavam aglomeradas e a maioria, sem máscara.

Palhoça
Uma casa noturna foi interditada em Palhoça por volta das 23h de sábado. A Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que a Polícia Militar recebeu uma denúncia através do 190. O estabelecimento fica no bairro Bela Vista.

Aglomeração dentro de casa noturna em Palhoça no final da noite de sábado (13) — Foto: Secretaria de Segurança Pública de Palhoça/Divulgação
No local, havia aglomeração, apesar de algumas pessoas estarem de máscara. A fiscalização fez a dispersão dos participantes e o local foi interditado pela PM e pelos bombeiros. A secretaria firmou que a casa noturna não tinha autorização para funcionar. O G1 não conseguiu contato com o estabelecimento.

São José
Uma casa noturna também foi interditada na noite de sábado em São José pela Vigilância Sanitária. Um vídeo publicado nas redes sociais mostrou a formação de filas na entrada do estabelecimento, do lado de fora, com aglomeração e desrespeito ao distanciamento social.
Em outras imagens feitas dentro do local, é possível ver as pessoas em pé próximas ao palco, com as luzes dos celulares acesas, enquanto o cantor se apresenta. Os participantes estavam aglomerados e sem máscara. A NSC não conseguiu contato com a casa noturna.

Garopaba
Na Praia da Ferrugem, centenas de pessoas se aglomeraram na madrugada deste domingo (14) nas ruas. Não foi respeitado distanciamento social ou uso de máscara. A Polícia Militar precisou dispersar a população.

Polícia Militar em frente a aglomeração na Praia da Ferrugem, em Garopaba — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Em nota a prefeitura afirmou que “repudia fortemente as cenas lamentáveis presenciadas”. Também disse que presa pela saúde e pela vida, motivo pelo qual teria reforçado as ações de enfrentamento à Covid-19.

Praia da Ferrugem, em Garopaba, tem ruas lotadas durante o fim de semana

Imbituba
Na cidade do Sul do estado, a Polícia Civil fechou no sábado um estabelecimento por causa de aglomeração. A ação foi feita em conjunto com a prefeitura. O local fica na Praia do Rosa. Os participantes estavam aglomerados e sem máscara.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Carina Genovez Ferreira, a regra na cidade é de ocupação de até 50% da capacidade para bares e até 20% para baladas (sentados nas mesas). Estabelecimentos precisam fechar até 2h e caixas de som nas ruas estão sendo recolhidas pela PM.

Polícia Militar faz fiscalização na Praia do Rosa — Foto: Polícia Militar/Divulgação
Outros locais receberam multas e advertências. "Ruas em época de carnaval não tem como dar conta. A gente escolheu pontos estratégicos, centrinho do Rosa [Praia do Rosa], em outros pontos não têm controle. Autuamos pros estabelecimentos tentarem controlar seus arredores, mas é difícil. Começamos a fiscalizar na sexta (12), média de 15 locais visitados por dia. Já passamos por 30 até a manhã de domingo", informou a diretora. Foram 10 notificações por dia, segundo ela.
A PM precisou atuar nos estabelecimento da Praia do Rosa. "Todos foram em determinado momento fechados e evacuados os locais, a rua ficou limpa. Varredura foi inicada por volta da 1h40 [deste domingo], e por volta das 2h30 estava já sem pessoas na rua. O problema é que as pessoas não estão colaborando, toda intervenção que é feita, ela tem que ser bem analisada pois pode haver efeito colaterais, pessoas inocentes, tumulto, pisoteamento", explicou o major Daniel Nunes, da PM.

Madrugada de sábado teve aglomeração na Praia do Rosa, em Imbituba


COMPARTILHE:

Amigos no Facebook

Twitter

Tempo!

Instagram