Praias de Palhoça mais limpas no Carnaval


Um feriado de Carnaval sem esgoto nas praias. É o que promete a operação montada pelo município de Palhoça, na Grande Florianópolis, para fiscalizar 100% das casas e estabelecimentos comerciais próximos às areias da Guarda do Embaú, Sonho, Pinheira, Praia de Baixo e Praia de Cima. A última análise de balneabilidade da Fatma (Fundação do Meio Ambiente do Estado), realizada na terça-feira, apontou que apenas a Praia de Fora estava imprópria para banho, mas as denúncias de esgoto na areia são constantes e as comunidades não contam com saneamento básico adequado.

Segundo explica o auditor fiscal do setor na prefeitura, Rodrigo Tensen Legat, os trabalhos são realizados anualmente e tem contribuído para manter a balneabilidade das praias. O objetivo é coibir, orientar se for preciso autuar moradores e turistas. “As ações desenvolvidas nesse período são feitas diariamente, com quatro equipes de fiscais durante o dia inteiro, visitando comércios e residências para averiguar a situação e impedir que resíduos escorram nas vias ou atinjam galerias pluvias”, salienta.

A operação também é realizada simultaneamente em pontos aleatórios dos balneários, com o objetivo de flagrar eventuais irregularidades. Nesses locais as equipes analisam o encanamento com a introdução de um composto químico chamado azul de metileno, que identifica a presença de bactérias e a consequente ilegalidade da tubulação. Caso seja constatado em comércio, o proprietário é autuado. As equipes também avaliam a documentação dos comerciantes.

“De acordo com a lei, vamos intimar e dar prazo para resolver o problema. O não cumprimento das orientações pode resultar em multa e encaminhamento de relatórios para a Polícia Ambiental e o Ministério Público”, garantiu o prefeito Camilo Martins (PSD).


COMPARTILHE:

Amigos no Facebook

Twitter

Tempo!

Instagram