Sesc inaugura nova Unidade em Palhoça, na Grande Florianópolis

Palhoça, uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina, passa a contar com os eventos e serviços da Instituição nas cinco áreas de atuação: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Ação Social


Com o compromisso de contribuir com a qualidade de vida dos catarinenses, o Serviço Social do Comércio (Sesc) amplia a sua atuação no Estado e abre as portas da sua 27ª Unidade Operacional, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A cerimônia oficial de inauguração será na próxima segunda-feira, 25 de janeiro às 20h, com as presenças do Presidente do Sistema Fecomércio/SC, Bruno Breithaupt, do Diretor Regional do Sesc/SC, Roberto Anastácio Martins, autoridades, imprensa e convidados. A sede está localizada na Rua João Pereira dos Santos, 303, Ponte do Imaruim, e ocupa uma área construída de sete mil metros quadrados. Para a implantação o Sesc investiu R$ 11,5 milhões em obras e equipamentos.

O conjunto de iniciativas do Sesc representa o efetivo empenho dos empresários do comércio em oferecer a população serviços de amplo alcance socioeducativo. Nossos investimentos são para trazer aos comerciários, dependentes e sociedade palhocense, novas ferramentas para a promoção da qualidade de vida e bem-estar”, destaca o Bruno Breithaupt, Presidente do Sistema Fecomércio/SC e do Conselho Regional do Sesc.

A estrutura do novo Sesc em Palhoça está dividida em três blocos. No primeiro estão a Central de Atendimentos, o setor administrativo, a escola, a academia, a brinquedoteca, o auditório, clínica odontológica e de serviços de saúde, as salas para ginástica, pilates, idiomas, pré-vestibular, artes, música, Trabalho com Grupos e Idoso Empreendedor. Os outros blocos são ocupados pela quadra poliesportiva coberta, restaurante e lanchonete.

Com as novas instalações, a Instituição tem a meta de gerar 500 mil atendimentos em 2016 (registro de presença da clientela em evento e serviços, diariamente), com ações voltadas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e comunidade, nas cinco áreas de atuação: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Ação Social. Os serviços serão disponibilizados gradativamente ao longo do ano e as inscrições podem ser realizadas na Central de Atendimentos da Unidade.

Localizada entre o litoral e a Serra do Mar, Palhoça é uma das cidades que mais crescem no Estado. Também é um importante polo turístico, com praias paradisíacas, como a Guarda do Embaú, Pinheira e a Praia do Sonho.

Chegamos ao município há cinco anos, com nossa primeira quadra comunitária do projeto Sesc Comunidade no Estado. Desde então estudávamos a implantação de uma Unidade completa, para ampliar ainda mais a oferta de eventos e serviços na região. É uma satisfação concretizar esse plano e entregar a Palhoça uma ampla estrutura”, declara Roberto Anastácio Martins, Diretor Regional do Sesc/SC.

A academia possui equipamentos de ótima qualidade e conta com uma equipe capacitada e pronta para receber à comunidade. No local, é possível praticar musculação e Treinamento Multifuncional (TMF), com um acervo destinado ao estímulo de diferentes valências físicas como força, flexibilidade, equilíbrio, resistência cardiorrespiratória e estabilidade de core. Haverá também aulas de ginástica master, mix e estúdio pilates.

O restaurante tem capacidade para servir até 400 refeições diárias. Os cardápios são balanceados, compostos por oito variedades de saladas, dez tipos de acompanhamentos, três opções de carnes e duas sobremesas, elaborados e supervisionados por nutricionistas, garantindo assim uma refeição nutritiva, segura e equilibrada.

O ano letivo na Escola começa em fevereiro e ainda estão abertas as matrículas para Educação Infantil (3 a 5 anos), Ensino Fundamental (6 a 10 anos) e Projeto Habilidades de Estudo (6 a 11 anos). A estrutura conta com 16 salas de aula, refeitório, laboratórios de Informática, Artes, Aprendizagem e Interatividade, além do Multilab, que atende os conteúdos de física, química, matemática, geografia, história e ciências naturais. No local, o Sesc terá sua primeira creche no Estado, que tem previsão de iniciar o atendimento no segundo semestre deste ano.

O Sesc Idiomas abrirá turmas de Inglês Infantil, Adolescente e Adulto. O projeto atua na formação continuada dos alunos dentro de uma visão de desenvolvimento de novas competências e de comprometimento social, buscando estimular a autoconfiança durante todo o processo de ensino aprendizagem. Desenvolve a comunicação e a compreensão oral, buscando a conexão entre o “ouvir, falar, ler e escrever”- as quatro habilidades comunicativas.

A biblioteca possui um acervo composto por material literário e informacional de qualidade, com obras de referência, didáticos, biografias, jornais, revistas, gibis e variados gêneros de literatura brasileira e estrangeira traduzida para adultos, jovens e crianças, disponíveis para consultas e empréstimos. Para usufruir do empréstimo dos materiais do acervo, basta apresentar o Cartão Cliente Sesc atualizado e preencher ficha de inscrição. Além de oferecer acesso à leitura, serão realizados projetos e ações de estímulo à leitura e formação de novos leitores.

A partir de fevereiro começam a funcionar a lanchonete, os serviços de odontologia e massoterapia. Também iniciam o Idoso Empreendedor, que usa a informática como meio para fomentar o empreendedorismo social na sociedade e despertar as potencialidades dos participantes, o Grupo Ativação e o de Cantoria, em que os idosos podem cantar sem o compromisso com as técnicas musicais, interagir e estimular a memória, com diversão.

Os eventos estaduais previstos no calendário da Instituição, como o Esporte & Verão, Dia do Desafio, Dia do Pedal, circuitos de apresentações culturais também serão realizados. Além disso, a Unidade também vai realizar excursões e passeios como parte da programação de Turismo Social do Sesc.

Para o público ter acesso as serviços, é necessário obter o Cartão Cliente Sesc, que é o passaporte aos serviços. O documento pode ser obtido na Central de Atendimentos na Unidade.

Sobre o Sesc:


O Serviço Social do Comércio em Santa Catarina integra o Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC). Criado há 69 anos, como uma entidade de direito privado, um serviço social autônomo sem fins lucrativos, o Sesc promove a qualidade de vida dos comerciários, seus dependentes e comunidade. A Instituição é voltada para o bem-estar social, por meio de ações socioeducativas em cinco grandes áreas: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Ação Social. Os programas desenvolvidos beneficiam crianças, jovens, adultos e idosos.
Em Santa Catarina, o Sesc marca forte presença com 27 unidades operacionais completas, três meios de hospedagem, quatro quadras comunitárias, 19 Centros de Educação Infantil, dez escolas de Ensino Fundamental, além de uma rede de teatros, restaurantes, bibliotecas, entre outros espaços, onde realiza suas ações. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, totalizando 46 pontos fixos de atendimento em 28 cidades, e 16 unidades móveis que de forma itinerante, levam os serviços da Instituição para outros municípios.

COMPARTILHE:

Amigos no Facebook

Twitter

Tempo!

Instagram